Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Abril de 2024 - 08:47

RECORD

Pé gigante de soja da cidade de Santa Carmem é apresentado na 44ª Expointer

14 de Setembro de 2021 ás 08h 51min, por JOAO MALINSKI JUNIOR

Conhecido por cultivar o maior pé de soja do mundo, o pequeno produtor de Santa Carmem, Nelson Roque Kappes participa de mais uma edição da Expointer com um exemplar com mais de 2,5 metros de altura e cerca de 17 mil vagens.

Exposta no estande da empresa Dimicron, a planta possui cerca de 17 mil vagens e cerca de 2,5 metros, sendo que uma planta normal possui em média 80 vagens. De acordo com o engenheiro agrônomo, Claudinei Kappes, o pé de soja é plantado em Santa Carmem (Médio Norte do Mato Grosso, à 500 km de Cuiabá) desde 2007, para participar do concurso “Pé de soja gigante” do município. O pequeno produtor carmense é recordista nacional com um pé de soja de 21 mil vagens em um só pé de soja, já catalogada no livro de recordes brasileiros, superando também qualquer recorde mundial.

Para obter uma planta recordista o engenheiro agronomo, filho de Nelson explica os cuidados. “Foi plantada em setembro de 2020 e colhida somente em abril de 2021, com um cliclo em torno de 220 dias, de forma objetiva o exemplar recebe luz artificial, solo bem preparado, uma genética especial, tutoramento dos ramos e dedicação” explica Claudinei.

Todos que passaram pelo estande da Dimicron na Expointer puderem ver o pé de soja gigante do Sr. Kappes. A empresa expos este exemplar para mostrar a capacidade que a semente tem e também a necessidade de dedicar uma atenção especial a toda a lavoura.

A 44ª Expointer aconteceu de 04 a 12 de setembro de 2021, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio no Rio Grande do Sul.