Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 23 de Abril de 2024 - 09:27

DENGUE

Donos de terrenos sujos serão punidos pela Prefeitura

14 de Janeiro de 2021 ás 16h 16min, por Luciano André
Foto por ASSESSORIA

Preocupada em diminuir os focos de dengue que, geralmente, aumentam no período chuvoso, a Prefeitura iniciou, esta semana, uma força tarefa para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypt. O plano de ação consiste na união das secretarias de Desenvolvimento Econômico, que entra com a limpeza das áreas institucionais do município, a Secretaria de Saúde que, com o departamento de Endemias, fará o bloqueio de casos, que consiste na ação desenvolvida pelos agentes que vão até a residência da pessoa infectada para passar larvicidas e fazer aplicação de veneno nas residências vizinhas. Já a Secretaria de Meio Ambiente está encarregada de multar os proprietários dos terrenos que apresentarem mato acima de 50 centímetros.

Conforme a secretária da pasta, Ivete Mallmann, os fiscais aplicarão, diretamente, a multa que, de acordo com o Código Ambiental, custa 0,50 Unidade de Referência por metro quadrado. “Os nossos fiscais não vão mais notificar os proprietários de terrenos com mato alto e com entulhos. Eles já aplicarão, diretamente, a multa que, já adianto, não é muito barata. Por exemplo, com a correção da UR, no início desse ano, para R$ 2,95, o mato alto de um terreno de 300 metros quadrados custará ao seu proprietário uma multa no valor de R$ 442,50. É bem mais barato mantê-lo limpo”, argumenta.

O coordenador de Endemias também adianta que a Prefeitura está se organizando para a contratação de mais agentes de endemias para que Sinop consiga uma cobertura bem maior do que já tem. “Vamos nos organizar e pedir o aval do prefeito Roberto Dorner para contratar o limite máximo preconizado pelo Ministério da Saúde que estabelece a quantidade de agentes para os municípios de acordo com o número de habitantes. No nosso município, podemos chegar a até 69 agentes e é isso que pretendemos fazer”, pondera Gerson Danzer.

Já Klayton Gonçalves, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico que é responsável pela limpeza das áreas institucionais faz um apelo à população para que não joguem lixo nos terrenos vagos, tampouco nas áreas verdes, pois são ações que contribuem para a proliferação do mosquito e aumento dos casos de dengue no município. “Estamos no período chuvoso. A Prefeitura está fazendo a parte dela em deixar todas as áreas institucionais limpas para eliminar possíveis criadouros de mosquito e de bichos peçonhentos como aranhas cobras e escorpiões, mas precisamos que a população faça a parte dela em não jogar lixo”, alerta.