Bem vindo ao Visão Notícias - 21 de Outubro de 2019 - 14:05

Agricultura familiar

Cooperativa procura produtores rurais de Sinop para formar parceria

22 de Maio de 2019 ás 09h 03min, por Da Redação

Mais de 30 produtores rurais da agricultura familiar de Sinop estiveram na última segunda-feira (20), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para discutir uma parceria com a Cooperativa Agropecuária Mista Terranova - Coopernova a fim de fomentar a produção de fruticultura no município. Alguns produtores demonstraram interesse em desenvolver a atividade. A cooperativa disponibiliza as mudas, insumos, defensivos, assistência técnica e garante a aquisição total da produção.

O secretário da pasta, Billy Dal Bosco, na ocasião recebeu, também, as demandas dos produtores rurais. "O papel da secretaria é receber as demandas da agricultura familiar e auxiliar este produtores quanto a recursos financeiros e os entraves da produção. É necessário valorizar esta produção que é responsável pelo alimento do nosso dia a dia", ressaltou.

Segundo Carlos Lavra, representante da Coopernova, culturas como maracujá, acerola, caju, abacaxi e goiaba são as principais para a produção de polpa, no entanto, o maracujá é responsável por 50% do consumo total. "É extremamente viável o plantio. O maracujá, por exemplo, é uma cultura com produção alta. Mesmo o produtor investindo em irrigação, é garantida a produção ao longo do ano", informou.

Os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico vão realizar um cadastramento de produtores interessados em aderir à parceria para iniciarem os projetos.