Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 01:21

SANIDADE ANIMAL

Acrimat participa de ciclo de palestras sobre a brucelose em Mato Grosso

10 de Julho de 2019 ás 14h 05min, por Assessoria

Os médicos veterinários do serviço oficial e os da iniciativa privada estão participando dos ciclos de palestras promovidos pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PECEBT), nos 14 polos regionais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), dos quais dois já foram visitados: Cuiabá e Pontes e Lacerda.

O diretor técnico da Acrimat, Francisco de Sales Manzi, fala sobre a importância das palestras no estado com maior rebanho bovino do país. "Temos 30 milhões de cabeças em Mato Grosso e produzimos mais de 1,3 milhão de toneladas de carne bovina por ano, das quais exportamos mais de trezentas mil. Alimentar o Brasil e mais de 100 países do mundo com qualidade exige responsabilidade no controle sanitário para garantir também a credibilidade no nosso produto".

As palestras são destinadas também aos produtores rurais, e ocorrem em três ciclos direcionados a cada um dos perfis. "Mato Grosso representa um quarto do Valor Bruto de Produção (VBP) do Agro na pecuária, e os cuidados com imunização resguardam não só a sanidade animal do rebanho, mas protegem nossa economia também, por isso a necessidade de conscientizar todos os envolvidos sobre o tema, e esse trabalho realizado via programa nacional de combate à brucelose tem apresentado resultados significativos em Mato Grosso, como a queda de 10,2% para 5,1% da prevalência da enfermidade no rebanho estadual, desde que foram iniciadas ações no estado, em 2003", informa o gerente Institucional da Acrimat, o médico veterinário, Nilton Mesquita Júnior, que tem acompanhado a caravana.

De acordo com Nilton, o número representa comprometimento dos pecuaristas com sua produção, que tem dado devida atenção ao calendário. "Desde 2015 conseguimos manter mais de 60% das propriedades com cobertura vacinal, alcançando 99,5% das bezerras. Esse processo de imunização exige planejamento, já que impacta diretamente na produtividade".

A importância das palestras que estão sendo realizadas se apoia nas informações que são passados aos produtores, como a de que as áreas de maior prevalência têm compartilhamento de pastagens – sobretudo das maternidades, além de pouco controle na entrada de novos reprodutores, que em geral são propriedades de gado de corte e mistas. "O que mudou é que a pecuária leiteira, que antes era fonte de preocupação, agora apresentou evolução significativa no controle da brucelose", avalia Nilton Júnior.

O gerente Institucional da Acrimat acrescenta que a entidade tem sido parceira do programa em todas as suas etapas. "Os números são claros e apontam o que exatamente precisa ser trabalhado: intensificar e fiscalizar a qualidade da vacinação, reforçar a obrigatoriedade da prescrição da vacina e supervisão feitas por um médico veterinário, controle de entrada de animais nas propriedades e a manutenção desse calendário é primordial para que Mato Grosso alcance os índices de erradicação".

Durante as palestras, são repassados aos criadores os conceitos de brucelose, bem como os aspectos relacionados à transmissão e a importância do papel do criador e dos órgãos de controle na prevenção dessas enfermidades. Procedimentos que são adotados na vacinação, tais como a emissão de receituário e atestado, aquisição, transporte, acondicionamento, diluição, dose e via de aplicação da vacina, além do uso de equipamentos de proteção individual, marcação das bezerras e descarte do material após a vacinação também são informados.

Enfermidades

A Brucelose e Tuberculose são doenças que causam impactos econômicos negativos, e a vacinação de bezerras com idade de 3 a 8 meses faz parte das estratégias dos órgãos responsáveis, e é a principal forma de prevenção da enfermidade.

A primeira é uma doença bacteriana grave que acomete bovinos, suínos, equinos, caprinos, ovinos. Considerada zoonose, já que pode ser transmitida para humanos, em caso de incidência os animais devem ser enviados ao frigorífico para abate e a propriedade fica em quarentena, impactando também economicamente. O programa tem como objetivo baixar a prevalência e a incidência de casos de brucelose e de tuberculose bovina e bubalina, além de certificar um número significativo de propriedades que ofereçam ao consumidor produtos de baixo risco sanitário.

Além da Acrimat, atuam como no parceiros no programa o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT), Sindicatos Rurais, Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

URS

MUNICÍPIO

Reunião com Médicos Veterinários cadastrados/habilitados

CUIABÁ

CUIABÁ

01/07 dàs  8:30 às 11:30

PONTES E LACERDA

PONTES E LACERDA

04/07 dás 8:30 às 11:30

CACERES

CACERES

05/07 dás 8:30 às 11:30

JUINA

JUINA

10/07 dás 8:30 às 11:30

JUARA

JUARA

11/07 dás 8:30 às 11:30

SAO FELIX DO ARAGUAIA

CONFRESA

16/07 dàs 8:30 às 11:30

AGUA BOA

AGUA BOA

18/07 dàs 8:30 às 11:30

BARRA DO GARÇAS

BARRA DO GARÇAS

19/07 dàs 8:30 às 11:30

LUCAS DO RIO VERDE

LUCAS DO RIO VERDE

23/07 dàs 8:30 às 11:30

SINOP

SINOP

24/07 dàs 8:30 às 11:30

BARRA DO BUGRES

TANGARÁ DA SERRA

25/07 dàs 8:30 às 11:30

ALTA FLORESTA

ALTA FLORESTA

30/07 dàs 8:30 às 11:30

MATUPA

MATUPA

01/08 dàs 8:30 às 11:30

RONDONOPOLIS

RONDONOPOLIS

06/08 dàs 8:30 às 11:30